A teologia do cachorro e do gato

Posso te indicar um livro?


Essa é a minha atual leitura e a comecei por indicação de um pastor que conheci no Encontrart 2015. Ele foi muito legal e nos enviou uma cópia em PDF porque é um livro difícil de encontrar nas livrarias do Brasil.

A minha curiosidade começou com o título, porque parece bobo e sem sentido, mas conforme vamos lendo se torna incrivelmente consistente e verdadeiro. Eu também achei a capa nada atrativa, mas como Lucas Lucena havia indicado com veemência que precisávamos ler esse livro, eu me desarmei e comecei a leitura.


Tô falando do livro “A teologia do cachorro e do gato” de Bob Sjogren e Gerald Robison. 

O livro trata de forma pessoal e bem embasada biblicamente sobre duas teologias existentes no meio cristão. A primeira do cachorro, que diz: “Senhor, você me ama, me abençoa sempre e deu sua vida por mim. Você deve ser Deus”. Por outro lado, a do gato diz: “Senhor, você me ama, me abençoa abundantemente, deu sua vida por mim. Eu devo ser deus”.

A primeira vista, podemos usar de ceticismo e afirmar que sempre agimos conforme a teologia do cachorro, onde Deus é glorificado em tudo, mas conforme vamos prosseguindo na leitura fica claro que nem sempre agimos dessa forma. E é nas mínimas coisas, pois sem perceber oramos ou lemos a bíblia nos colocando como o centro e acreditando que Deus existe para nos servir e nos manter confortáveis e que todas as coisas acontecem por nós e para nós. Somos tão pretensiosos, não? É incrível como às vezes esquecemos Colossenses 1:16 “... todas as coisas foram criadas por ele e para ele.” Os “gatos” pensam em Deus como um meio para determinado fim, já os “cachorros” pensam em Deus como um fim.

“A essência do pecado está no fato do homem buscar a si próprio em tudo, até mesmo em Deus.” Martinho Lutero

Somos confrontados com textos bíblicos como Romanos 15:8-9 que declara que somo salvos para glorificar a Deus por sua misericórdia

Pois eu lhes digo que Cristo se tornou servo dos que são da circuncisão, por amor á verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos patriarcas, a fim de que os gentios glorifiquem a Deus por sua misericórdia.

O autor também traz algumas reflexões quanto às bênçãos, afirmando que precisamos olhar além delas e enxergar que somos condutores de bênçãos, pois Deus nos abençoa para abençoarmos outras pessoas e assim fazer com que o nome dele seja conhecido e glorificado. Assim como Daniel, que através do livramento na cova dos leões tornou o nome de Deus famoso por vários reinos gentios, através de um rei gentio. (Dn. 6:26)

Deus quer o nosso foco na sua glória, mas acabamos ouvindo seletivamente e isso coloca o nosso foco no que Deus tem feito por nós. Lemos a bíblia e focamos apenas naquilo que nos agrada e nos trás algum beneficio, nos esquecendo de que TUDO é para glorifica-lo. Afinal, fomos salvos para glorificar a Deus.

Se interessou? Quer saber mais? Vai ter de ler o livro, rs. São apenas 200 páginas de uma leitura muito gostosa e edificante, tenho certeza que não irá se arrepender de começar. Caso tenha interesse, posso repassar o PDF do livro por e-mail é só solicitar através da aba CONTATO.

Unknown

4 comentários:

  1. O missionário da igreja que frequento mencionou parte da leitura do livro "A TEOLOGIA DO CACHORRO E DO GATO " e eu.me ifentigiwuei em como busco a Deus. Muito parecido com o ceticismo visto prlo cachorro e pelo gato. Gostaria de receber a cópia do livro em PDF pata meu EMAIL. Grato e que a pax de Deus esteja em nossos corações por amor a Ele

    ResponderExcluir
  2. O missionário da igreja que frequento mencionou parte da leitura do livro "A TEOLOGIA DO CACHORRO E DO GATO " e eu.me ifentigiwuei em como busco a Deus. Muito parecido com o ceticismo visto prlo cachorro e pelo gato. Gostaria de receber a cópia do livro em PDF pata meu EMAIL. Grato e que a pax de Deus esteja em nossos corações por amor a Ele

    ResponderExcluir
  3. Oi Paulo, mande o pedido pela aba Contato para que possamos enviar no seu e mail a cópia do livro. Fica na Paz!

    ResponderExcluir
  4. Não achei a aba contato. Por favor,
    monicacorcovia@hotmail.com

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram