TEMA: SOMOS ESCOLHIDOS PARA TER COMUNHÃO DIA 17 - Respeitando uns aos outros


RESPEITANDO UNS AOS OUTROS

Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e a edificação mútua. Romanos 14:19.

Respeito começa com uma perspectiva divina.
Respeitar significa que olhamos uns para os outros sob o ponto de vista de
Deus, como criaturas eternas (João 3:16) escolhido por Deus “para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a maravilhosa luz” (I Pedro 2:9).Também significa olhar uns para os outros como “herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo” (Romanos 8:17).
Respeitar significa que constantemente nos lembraremos que, em breve, vamos compartilhar o céu com aqueles que agora estão em nosso Pequeno Grupo e Igreja, mesmo com os que nós temos dificuldade de respeitar. “Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta” (I Coríntios 12:24)
Uma grande parcela de demonstração de respeito é o simples ouvir. Fazemo-nos presente e abrimos os ouvidos para escutar os corações feridos e angustiados, os sonhos e desejos mais profundos, uns dos outros. O Deus do universo ouve todas as nossas orações; Jesus ouviu aqueles que o rodearam; nós devemos ouvir nossos irmãos e irmãs em Cristo.
Esse ouvir significa que não vamos nos apressar para tentar corrigir as coisas, nem apresentar respostas rápidas. Respeitamos os outros o suficiente para deixá-los compartilhar a história de vida. Algumas vezes, tudo o que precisamos é de alguém que ouça o que temos no coração. Respeito significa que confiamos aos outros, ao invés de presumir que agirão errado ou de que não farão melhor do que nós faríamos. (Filipenses 2:3)
Também demonstramos respeito pelo modo como falamos sobre os outros quando não estão por perto. Nada destrói um relacionamento mais rapidamente do que a fofoca (Provérbios 16:28). Respeito significa que faremos qualquer coisa para proteger a reputação e a dignidade de nossos irmãos e irmãs em Cristo, ao invés de ouvir a fofoca e espalhar rumores. A Bíblia ensina que “o amor perdoa muitíssimos pecados”. (I Pedro 4:8).
Temos êxito em demonstrar respeito entre nós quando de fato procuramos ser:
  •      Cuidadosos e não somente sinceros. Ter tato é pensar antes de falar, sabendo que o modo como se diz alguma coisa vai influenciar em como isso será recebido. A crítica é melhor recebida quando apresentada com amor. Sendo cristãos maduros, nós devemos sempre “falar a verdade”, mas “dizê-la em amor” (Efésios4:15). Antes de falar francamente com alguém, pergunte-se “Porque estou dizendo isso? Minhas palavras vão edificar ou derrubar essa pessoa?” Uma pessoa delicada e amável no falar ajuda os outros a viver; quem é grosseiro e implicante desanima qualquer um” (Provérbios 15:4).
  •      Compreensíveis e não exigentes.Respeitamos aos outros quando os tratamos do modo como desejamos ser tratados (Lucas 6:31). Quando as pessoas estão trabalhando com você, o que quer que façam? Que sejam exigentes oucompreensivas? Temos que ter consideração com os sentimentos uns dos outros e as pressões que enfrentamos: ás vezes, as pessoas não estão se sentindo bem, passaram por um dia difíciletc. A Bíblia diz: “O homem sábio se torna famoso pelo seu bom senso;um professor que fala com delicadeza e interesse ensina muito melhor do que qualquer outro”.(Provérbios 16:21). O melhor lugar para praticar o respeito é em nossa casa e em Pequenos Grupos. Freqüentemente somos mais bem educados com pessoas estranhas do que com os que vemos todos os dias.
  •   Gentis e não julgar. Mesmo quando discordamos uns dos  outros,devemos ainda assim ser corteses, respeitosos, e nos concentrarmos primeiro em nosso comportamento: ”Assim cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão”. (Romanos 14:12-13).
  •      Polidos e não rudes. Quando os outros o tratam rudemente, vonão precisa responder no mesmo tom. Como discípulos de Cristo, nós aprendemos a responder com bondade: “Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem” (Romanos 12:21).
Somente mais uma observação sobre respeito: Deus confia nos pastores e líderes espirituais de sua igreja para “velar sobre as almas de vos”, e eles vão prestar contas a Deus dessa tarefa (Hebreus 13:17). Eles precisam ensinar corretamente a Palavra de Deus; confrontar os falsos ensinamentos antes que se espalhem. Proclamar o evangelho aos descrentes; orar por todas as pessoas, inclusive por você e por sua família; escolher e treinar novos líderes e fazer tudo isso enquanto servem de exemplo do que significa ser discípulo de Jesus (1 e2 Timóteo; Tito).
Nem todos conseguem facilmente ter tato, compreensão, ser gentis e bem educados. Mas é necessário. Quando você for fazer as suas anotações hoje, pense sobre essas coisas e peça a Deus que o fortaleça através do Espírito Santo para capacitá-lo a “...promover tudo quanto conduz paz e edificação mútua”. (Romanos 14:19)

Para Pensar:
Respeito começa com uma perspectiva divina..
Versículo para Decorar
“...promover tudo quanto conduz paz e edificação mútua.” (Romanos 14:19)
Questão a considerar:
Qual das maneiras de demonstrar respeito aos outros, que representa o maior desafio para vo?

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram