TEMA: SOMOS LEVADOS A AMAR A FAMÍLIA DE DEUS - DIA 1 - Porque Deus nos ama - JUNTOS SOMOS MELHORES

PORQUE DEUS NOS AMA - DIA 1

“Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros.” (1 João 4.11)

A questão fundamental da vida é aprender a amar.
O propósito do seu tempo de vida na terra não é primordialmente adquirir bens, atingir determinados status, obter sucesso, nem mesmo conhecer a felicidade. Isso é tudo secundário. O principal da vida é o amor e o desenvolvimento de relacionamentos com Deus e com as pessoas. Você pode ter muito sucesso em muitas áreas, mas se falhar no aprendizado do amor a Deus e as outras pessoas, vai ter perdido a principal razão pela qual Deus o criou e o colocou neste planeta. Aprender a amar é a lição de vida mais importante. Jesus se referiu ao amor como sendo o “maior mandamento” (Mateus 22.38). Nada se aproxima dele em importância.
Por quê? Porque Deus é amor e quer que você se torne semelhante a Ele. Deus o ama profunda e incondicionalmente. Ele deseja que você aprenda a amá-lo também, a amar aos outros, especialmente os que têm fé em Deus, os que pertencem a familia dele.
Mas, há um problema: o amor ao próximo não é algo natural para nós. A natureza humana nos faz pensar em nós primeiro. Naturalmente fazemos o que é melhor para nossos interesses, freqüentemente sem prestar atenção em como isso afeta os outros. Felizmente, na medida em que crescemos, aprendemos a sermos menos egoístas; mas todos conhecemos pessoas que parecem não crescer nunca e que não têm nenhuma consideração por nada a não ser seus próprios desejos, vontades e anseios. O egocentrismo é a raiz de praticamente todos os problemas-pessoais e globais.
O verdadeiro amor coloca as necessidades dos outros antes das suas próprias. É fazer do seu problema, meu. É dar aos outros o que precisam e não o que merecem. Apesar do amor ser capaz de despertar intensas emoções, o amor não é sentimento apenas, ele é uma escolha, uma ação, um comportamento, um compromisso. Amar é sacrificar-se pelos outros.
Quase ninguém neste mundo faz idéia do que seja o amor na verdade. As músicas que dizem: "eu preciso de você, te quero, preciso ter você", não são canções de amor, mas de lascívia. O amor verdadeiro concentra-se em como eu posso servir você e não em como você pode me servir. O amor é oposto as nossas tendências egoístas.
É por isso que precisamos aprender a amar. O amor verdadeiro requer conhecimento, graça de Deus, e muita prática. Precisamos nos disciplinar a pensar e agir de modo amoroso. Durante os 40 dias de ComUnidade, vamos colocar o amor em prática entre nós - de 40 maneiras diferentes. Essas ações são destacadas na Bíblia pela expressão "uns aos outros". São instruções práticas para aprendermos a amar em situações reais.
Como diamante, o amor é multifacetado. Cada uma das leituras diárias vai ajudá-lo a entender e a praticar um aspecto diferente do amor. Separe um tempo todos os dias para pensar seriamente sobre o que leu. Aprender o amor genuíno não é fácil, mas irá abençoar sua vida aqui na terra além do que você imagina e prepará-lo para a eternidade.
Naturalmente, você não pode aprender a amar sozinho. Você tem que desenvolver relacionamentos com diferentes tipos de pessoas a fim de praticar o amor aos outros. A Bíblia chama esse processo de estar em "comunidade", que em outras palavras é cominhão. Para colocar em prática os mandamentos "uns aos outros" dado por Deus, é absolutamente essencial que você encontre uma igreja-família e se envolva em um estudo semanal de Pequeno Grupo. Um Pequeno Grupo é mais do que somente estudo bíblico, memo que esse seja seu componente maior. O Grupo permite que vocês tenham tempo para interagir, compartilhar, questionar e orar uns pelos outros. Comunidade é o contexto onde aprendemos a amar.
Se você fizer apenas as leituras diárias, vai aproveitar somente uma fração dos benefícios em potencial. Mas se encontra-se semanalmente com um  Pequeno Grupo, com seis ou oito pessoas, você vai ter um laboratório para a prática do que estiver aprendendo.
Bem, aqui está o versículo de hoje: Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros (1 João 4.11). Este é o pontode partida para construir a verdadeira comunidade: conscientize-se do quanto Deus nos ama. Ele não ama apenas a você; ele ama a todos da mesma forma e quer que seus filhos amem uns aos outros.Há três alicerces sobre os quais baseamos a vida de amor:
- O Amor de Deus por nós é a razão para amarmos os outros.
- O Amor de Deus em nós capacita-nos a amar os outros.
- O Amor de Deus através de nós é o meio de amarmos os outros.
PARA PENSAR:
A questão primordial da vida é aprender a amar.
VERSÍCULO PARA DECORAR: 
“Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.” (1 João 4.19(NTLH)
QUESTÃO A CONSIDERAR:
Quais são seus sentimentos quando a participar de um Pequeno Grupo nos 40 Dias de ComUnidade?

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram